Reportagem Isto Não é Uma Festa Indie @ Plano B
Foi no passado dia 23 de Abril que o Plano B assistiu a mais uma edição deste evento portuense que procura promover a música mais alternativa na cidade do Porto. A Lovers & Lollypops trouxe-nos, desta vez, duas bandas australianas (Scul Hazzards e My Disco) e uma norte americana, os cabeças de cartaz The Usa is a Monster.
Por volta da meia noite, os Scul Hazzards iniciaram o assalto auditivo que se manteve presente durante toda a noite. Com um rock musculado, muito embebido de percussões tribais apoiadas por um baixo portentoso e uma guitarra extremamente cortante, os australianos foram enchendo as medidas de todos os presentes, música após música. Demonstraram uma fluência de concerto muito eficaz, nunca largando o “pescoço” da audiência. Um concerto muito bem conseguido e a maior surpresa da noite.
Passados alguns momentos e com uma sala de concertos mais preenchida os também australianos My Disco subiram ao palco. Os três músicos oriundos de Melbourne prosseguiram com cerca de meia hora de um rock mais livre e muito apoiado no groove do baixo, deixando muito espaço para alguma improvisação por parte do guitarrista de serviço. Apesar da sua actuação não ter sido tão irrepreensível como a dos seus compatriotas, o saldo é positivo. Uma banda a ter em conta.
Após algumas mudanças no aspecto do palco, os The Usa is a Monster, em formato de quarteto, deram inicio ao seu concerto. Com o intuito de apresentar o seu mais recente álbum, intitulado "Space Programs", estes quatro nova iorquinos fizeram isso mesmo. Tocando grande parte deste último trabalho, o público foi ficando na sua mão. Foi com algumas erupções de euforia por parte de Colin, Tom e companhia que se sentiu o amor à música vivida pela banda e, muito provavelmente, por todos os presentes. Após uma hora de um rock psicadélico e orelhudo, estes grandes “monstros” desceram do pequeno estrado do Plano B com uma missão cumprida. Uma grande banda que se encontra na sua ultima tour, uma tristeza para todos os amantes de música ao vivo.
Agora só nos resta aguardar pela próxima edição de Isto Não é Uma Festa Indie, que se realiza dia 14 de Maio, com as presenças de Stag Hare (Us), Mainslide e Black Land.