Reportagem Isto Não é Uma Festa Indie @ Plano B
Review Isto Não é Uma Festa Indie - Plano B - Fotos
Foi com algum atraso que se assistiu ao nascimento de uma nova iniciativa no mundo dos concertos portuenses. O que começou por ser somente um blog, acabou por crescer e tornou-se em algo mais dinâmico. A primeira edição deste evento apostou em três artistas bastante distintos como Labrador, The Living Dead Orchestra e Talibam!, mostrando que, apesar da pouca afluência do público (a noite chuvosa não ajudou), as ideias estão no lugar e num bom caminho.
A pista de dança do Plano B abriu por volta das 23h30 com o ínico do concerto de Labrador. Com uma sonoridade extremamente enraízada num ambient com laivos de shoegaze e IDM, o portuense presenteou o público com um espétaculo consistente e bem executado, fazendo-se sentir que quem estava atrás de todos os controlos electrónicos percebia imensamente do assunto em causa.
Sem grandes demoras, e de máscaras em riste, os The Living Dead Orchestra (constituídos pelos dois membros de Lobster acrescentados de um teclista) entraram em palco e presentearam-nos com cerca de um quarto de hora de rock ácido e frenético, onde o baixo, a bateria e o teclado dançaram até à exaustão. Apesar de uma setlist bem curta, tratou-se de um concerto que certamente despertou uma maior curiosidade em relação às próximas paragens destes três jovens.
A fechar a noite com um toque mais psicadélico, os Talibam!, oriundos de Nova Iorque, ofereceram uma atitude relaxada (talvez demasiado), parecendo estar mais preocupados em divertirem-se do que em proporcionarem a mesma sensação ao público. O noise rock dos dois americanos provou estar bastante centrado numa política quase improvisiocional, levando a que muitas vezes não ocorresse a contenção necessária para que os temas respirassem um pouco, diminuindo assim a dinâmica das explosões sonoras que tentaram oferecer aos espectadores. T
erminada a primeira noite desta festa (que não é indie), só nos resta aguardar pela sua segunda edição, que se realiza dia 19 de Fevereiro, com a presença dos The Prostitues e dos Les Triple.
Marco Castro