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Reportagem Scott Kelly - Lisboa
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O Carnaval dos outros.
Quem conhecia os sevilhanos Orthodox de outros carnavais mais atribulados – e seguramente mais secos que o da noite de segunda-feira – não estaria à espera dos 40 minutos que antecederam a actuação de Scott Kelly.
O trio que marcara já presença por duas vezes em Portugal, chegando a integrar uma das edições do Outfest, parece ter-se despedido definitivamente do doom dos tempos de “Gran Poder”, e dedica-se agora à música exploratória, com tanto de bom como de mau que a expressão possa fazer pensar.
Se a longa introdução com clarinete e contrabaixo monocórdico pode ter feito temer o pior aos poucos devotos que se arrastaram até ao Santiago Alquimista, a paisagem acabaria por se tornar mais interessante, com a inserção de alguns elementos jazzy e uma maior influência da guitarra (alguém andou a ouvir uns disquinhos de Earth), desvendando-se no último tema com o belo vibrato andaluz de Marco Gallardo. Aguardemos o novo disco “Baal”, a sair este ano.
Poucos minutos de espera e nem podíamos crer que o concerto já estava a começar.
Scott Michael Kelly. Para muitos, o nome dispensa apresentações. Para outros, pode-se resumir dizendo que se trata de um dos pulmões dos norte-americanos Neurosis, de um dos principais contribuidores da editora formada pelo grupo, ou do “médio ofensivo” nos Shrinebuilder, um projecto de all-stars formado com Al Cisneros, Wino e Dale Crover.
Scott Kelly. De camisa de flanela, boné enterrado nas orelhas, com a guitarra atrás e ar de quem podia ser roadie de alguma banda.
Mr. Scott Kelly. Porque o respeitinho é muito bonito.
Há alguns anos, aquando do seu concerto no festival Roadburn, respondeu a um fã mais zeloso, que mandava calar outros membros do público: “I’ll do the shushing around here.” E a conversa terá morrido ali. Pois o silêncio é de ouro, e dele se alimenta a música de Kelly.
Nem uma mosca, o acender de um cigarro, estorvam o palhetar das cordas de aço. “We Let The Hell Come”, tema dos Shrinebuilder, é o primeiro a perturbar o sossego. Quem segue a carreira dos Neurosis, sabe que cada álbum a solo dos seus membros só engrandece o todo, nunca serve para o dividir.
Nem o amachucar de um copo de cerveja, os trocos a tilintar na registadora, travam o seu murmurar. Kelly concentra-se no último trabalho, “The Wake”, álbum lançado em 2008, paralelamente ao do colega Steve Von Till. “Remember Me”, “The Ladder in My Blood” e “Saturn's Eye” envolvem a sala num cortejo atípico do adeus à carne.
Nem o secador de mãos na casa de banho, nem o manto de chuva a ameaçar fazer cair o tecto, que faz o senhor levantar o boné e apontar a barba para cima. “Is that rain I hear? Enjoy the rain… Enjoy it while it lasts.” Sempre críptico...
Para terminar, “Figures”, também do último álbum, e mais duas versões: “Tecumseh Valley”, de Townes Van Zandt e “Lord of Light”, dos Hawkwind. Assim se foi revelando Kelly.
Entre temas, sem cair na lenga-lenga dos músicos que adoram sempre o nosso país, confessa que não esperava a reacção que teve do público português. “Muito respeitosos. Gostei muito. Espero voltar com os meus amigos”. Que sejam amigos de peso.
Reportagem Cut Copy - Lisboa
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Dia 23 de Março, Lisboa, Coliseu – o regresso de uma das bandas mais acarinhadas pelo público português. Depois do concerto do Super Bock Super Rock, não se esperava menos que um espectáculo com “E” grande. Se havia melhor opção para dar as boas vindas à Primavera que um concerto de Cut Copy, por favor elucidem-me.
Eram 22h e as luzes apagaram-se. Não houve banda de abertura, foi-se directo ao assunto. Pouco mais de metade do Coliseu ficou por encher. Melhor!, mais espaço para dançar. A banda entrou em palco e a saudação do público encheu todos os cantinhos da sala. Acabados de lançar o seu mais recente trabalho, “Zonoscope”, há algum tempo que os australianos conquistaram o público português.
O concerto foi considerado pela banda como o primeiro «a sério» em Lisboa, dado que anteriormente só tinham tocado em festivais e na discoteca Lux. Pode dizer-se que as expectativas eram altas para ambas as partes. Nenhuma ficou desiludida, num concerto cujo melhor adjectivo para o descrever só pode ser “contagiante”.
A abrir, “Visions”, imediatamente seguida por “Nobody Lost, Nobody Found”. Problemas técnicos no som à parte, os fãs faziam-se notar – entoavam letras, agitavam os braços no ar. Um “obrigado” em pronúncia quase perfeita demonstrou o apreço do vocalista, Dan Whitford, que dançava e puxava pela audiência de forma irresistível.
Empatia entre os membros é algo que não falta na banda. Contaminante, na verdade. O que se passa em palco salta sobre as grades para o público de forma tão natural que não se avistava uma única pessoa quieta. Foi em temas como “Where I’m Going” ou “Corner of the Sky” que se notou que, apesar de fresco, “Zonoscope” já fez com que muitos se rendessem ao seu conteúdo.
A variedade de sons e as influências post-punk, new wave e synthpop dos anos 80 resultam em temas apelativos e alegres. As luzes são parte de um espectáculo onde os sentidos se fundem e instigam uma experiência cuja principal premissa é a harmonia entre os ingredientes usados.
Uma das mais esperadas, “Lights & Music”, foi recebida com entusiasmo desmedido, mal se ouviam ainda os primeiros acordes. «Go crazy!» era o comando do vocalista, repetido várias vezes ao longo do concerto. E o público obedecia. “Take Me Over”, o novo single, foi entoado sem falhas pelos fãs. A dança continuava, sem fim à vista.
“Saturdays” preparou o público para o que seria o momento da noite – “Hearts on Fire”. Amigos às cavalitas uns dos outros, corpos que dançavam ao som de timbres que deliciosamente invadiam o recinto e os ouvidos. Antes de “Sun God”, Tim Hoey fez questão de dedicar a música a um rapazito cuja «cool mom» (nas palavras do guitarrista) o tinha levado ao concerto. Boa disposição para dar e vender, sorriso nos lábios de cada membro, a felicidade de estarem naquele palco a tocar, não havia nada mais evidente.
Não foi de admirar, por isso, que, após 10 minutos de um fantástico instrumental a terminar o tema, muitos assobiassem quando a banda começou a sair do palco. Já? O encore chegava e o barulho que se fez durante menos de 5 minutos foi quase ensurdecedor.
A banda voltou e imediatamente Tim pegou no microfone e desfez-se em elogios àquela que chamou a sua cidade preferida no mundo. Lisboa foi o «final perfeito para o fim da tour. Obrigada por terem vindo, foram provavelmente o melhor público de toda a tour». Outra medalha, o público português gosta de as conquistar, concerto após concerto.
“Need You Now”, mais que sabida por todos os presentes, assistiu a um mar de mãos no ar enquanto se ouvia o refrão cantado a plenos pulmões pela plateia. Para o fim ficou “Out There on the Ice”, claramente outra das favoritas dos fãs.
O final foi abrupto, com a música a parar de repente e um mar de luz branca inundar o recinto.
Em grande. Não podia ser de outra forma.
Reportagem Feeder - Porto
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A noite no Hard Club era feita de expectativas. Feeder, a banda galesa de rock alternativo, deu o concerto que havia sido cancelado em Janeiro por "motivos de agenda". Embora não seja o nome mais sonante, a banda manteve-se subtilmente no mainstream, especialmente ao longo da década passada, com singles que trazem memórias mesmo a quem não crê conhecer de nome o grupo. Seja pela sua contribuição massiva na cena musical do Reino Unido, ou pela sua participação na O.S.T. de vídeojogos como o franchising Gran Turismo, Feeder manteve um historial constante até os dias que correm.
Às 21h entraram em palco os Utter, banda de abertura. O grupo de Braga cativou o público com o seu rock alternativo à la 30 Seconds To Mars. Fosse o glamoroso casaco do vocalista ou os ataques epilépticos que este simulava, ainda que timidamente, os Utter criaram o ambiente propício para um Hard Club ainda por aquecer. Para além de promoverem o novo álbum, "Empty Space", a sair em Maio, a banda mostrou-se também grata pela oportunidade e mimou os fãs e amigos que os apoiaram. Numa parte instrumental, João – o vocalista – saiu do palco para descer até ao público e cumprimentar algumas caras conhecidas. Essa humildade criou a empatia necessária e quebrou o gelo de uma sala que era apenas meia cheia (ou meia vazia, dependendo do ponto de vista).
Os bracarenses deixaram as portas abertas - no pun intended - para Feeder, que começam (e terminam) o concerto com o célebre tema de The Good, the Bad and the Ugly, de Ennio Morricone! O cenário em palco mostrava a capa do último álbum da banda, “Renegades”, com o nome da banda e o retrato de uma mulher de carapuço a cobrir a cara e um skate bem old school.
A set list que nos vieram trazer contou com vários temas do mais recente trabalho dos britânicos, a destacar "Renegades", "Sentimental", "White Lines", "Home" e "Call Out". Como seria de esperar, apesar da promoção aos novos temas, a banda tocou singles (e não só) dos álbums anteriores. "Insomnia", "Buck Rogers", "Just the Way I'm Feeling", "Seven Days in the Sun" e "Just a Day" souberam, realmente, pôr um sorriso e um toque de nostalgia em qualquer um dos presentes. O ambiente era relativamente tranquilo, com alguns sing alongs e um público bastante heterogéneo, representado por grupos de amigos nas casas dos 20/30 anos de idade, algumas caras mais novinhas, espanhóis e outros turistas. Grant Nicholas, vocalista, comentou o facto de já cá não tocarem há cerca de uma década!
Assistiu-se, no geral, a um concerto tranquilo, de uma banda que foi, acima de tudo, uma surpresa em palcos portugueses. Uma surpresa muito agradável, diga-se.
A actuação ficou também marcada pela informação de que o dinheiro proviniente dos downloads do último single será revertido na sua totalidade para a British Red Cross, com o intuito de ajudar as vítimas do tsunami no Japão, país natal de Taka Hirose, baixista da banda.
Reportagem Shout Out Louds no Santiago Alquimista
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Concerto de uma noite de Verão
Foi numa noite de temperaturas altas (como têm sido todas) e céu limpo que os Shout Out Louds actuaram para um Santiago Alquimista minimamente composto (a cerca de meio gás), mostrando ao vivo aquilo que já mostravam em disco: nada de particularmente original ou impressionante, mas competência e energia mais que suficientes para fazer qualquer um esboçar um sorriso e abanar o corpo.
O concerto não foi talvez tão coeso como poderia ter sido (algumas músicas mais calmas quebraram o ritmo, perdendo a atenção do público), nem nunca se aproximou do memorável ou genial, mas nem todos os concertos têm de chegar a tal. Mais que competentes e com as suas canções meio pop meio rock, a banda sueca fez uma bonita e agradável festa, criando sorrisos facilmente visíveis no público quase sempre dançante (que teve, por si só, a coesão que faltou ao concerto: quando era para dançar, dançavam todos; quando tudo ficava mais calmo e a atenção se perdia, era assim com todos os presentes) e um ambiente de celebração. Não será certamente um dos concertos do ano nem ficará por muito na memória dos presentes, mas dificilmente alguém se terá arrependido de ter ido.
Desde logo tiveram um bom início, com 199”, primeira faixa de “Work”, o seu mais recente disco que foi lançado no ano passado, a proporcionar um arranque energético e quase eufórico. Aquele teclado funciona lindamente com aquelas guitarras, e aquele baixo funciona lindamente com aquela bateria; não são músicos geniais, mas sabem bem o que fazem. O quinteto funciona bem em palco, interpretando de forma sempre competente e sem falhas as canções que se em disco dão vontade de abanar a cabeça, ao vivo dão vontade de abanar tudo o resto.
Bastou o início para ver todo o público a balançar-se, num ambiente de agradável festa íntima e pessoal que viria a pautar todo o espectáculo. O alinhamento passou pelos três álbuns da banda e logo à segunda faixa veio South America, canção de Our Ill Wills, segundo álbum da banda lançado em 2007, que manteve o bom ritmo. Com a canção seguinte, a bela Very Loud, voltaram ainda mais atrás, ao longínquo ano de 2003, quando saiu o disco que os apresentou ao mundo: Howl Howl Gaff Gaff. Foram alternando constantemente entre discos, tocando menos do primeiro (como seria de esperar) e mais dos últimos dois, sucessos que os colocaram nos palcos um pouco por todo o mundo.
Algumas canções não resultaram tão bem, como por exemplo Your Parents Living Room, menos energética e mais melódica; mas mesmo os momentos menores foram bons, e mesmo com o público em alguns momentos a dedicar-se demasiado à conversa e não tanto à banda em cima do palco, nunca foram visíveis bocejos. Foi uma festa com os seus altos e baixos, em que os altos nunca roçaram o memorável e os baixos nunca se aproximaram do desperdício ou desilusão. O momento da noite foi, claro, aquele que se esperava: Tonight I Have To Leave It, aquela canção que em 2008 (salvo erro) tanto passou pelas nossas rádios e televisões graças a uma campanha da Optimus. 2008 não foi assim há tanto tempo, e isso foi visível: bastaram os primeiros acordes para o público ficar eufórico, passando esse sentimento para a própria banda, com o vocalista a dirigir-se ao público com o microfone no ar para que este cantasse “Give love!”, aquela frase que por cá tanto sucesso fez.
E, de facto, maior amor que aquele não se sentiu durante o resto da noite, que nunca conseguiu voltar a igualar aquela energia e comunhão banda-público que se viu à sétima canção, ia o alinhamento a meio. Talvez não seja a melhor música deles, mas é sem dúvida a que mais assente está nos nossos ouvidos e que, por isso mesmo, mais nos entusiasmou (a nós e aos estrangeiros de pele branca e cabelos louros presentes no público…).
Perto do final veio um belíssimo momento que só poderia resultar tão bem cá: You Are Dreaming, onde se canta “Where were you when we called the police? Were you ready to go home and hard to please? But no, you were in Portugal. So don’t go back to Stockholm no more”. O público conhecia a música, gostou de ver nela o seu país, e foi um momento simplesmente bonito, não particularmente energético nem dançável, mas apenas de comunhão e de significado. A própria banda parecia mais que contente por a tocar cá.
Não tardou muito após essa a saírem do palco para depois voltarem com um encore de duas músicas: Impossible e Walls. A primeira foi por si sí um dos momentos da noite, vertiginosa e de ritmo energético e constante, e a segunda não ficou muito atrás, tocada com todo o público naquele degrau antes do palco, aos saltos em pleno estado de festa. Belo momento, que terminou o concerto da melhor forma possível, após perto de hora-e-meia de boa música, sempre em ambiente de agradável festa.
Os Shout Out Louds vieram ao Santiago Alquimista e deram uma bela festa que quase nos fez acreditar que o Verão chegou mais cedo. Não chegou, mas fez uma rápida passagem por cá na noite passada.
Pelo meio do encore, a banda inseriu o refrão “Go back to Portugal!”, cantado pelo público com o vocalista de microfone no ar mais uma vez. No final, nós ficámos, mas eles voltaram para Estocolmo, levando o Verão e a festa com eles. Resta agora esperar que regressem e que tragam o Verão com eles. Quem foi desta vez certamente não se terá arrependido.
Há concertos assim: com espírito de Verão, de férias, de relaxamento e diversão. Não marcará certamente nenhum dos presentes, nem será um dos melhores do ano, mas há concertos que não precisam de ser nem uma coisa nem outra.