5 Tendências da indústria musical em 2020

O futuro da indústria musical é imprevisível, pois a música é uma arte dinâmica, criativa e está em constante evolução. Mas o que se pode prever são as tendências nos hábitos de consumo relacionados com este sector em 2020.
Ano após ano a indústria expande-se e renova-se dando lugar a novas mídias, e plataformas que impactam nos gostos e preferências dos usuários e inclusive se impõem em popularidade entre os usuários, posicionando-se dentro do mercado musical e transformando as interações dos diferentes atores da indústria.
O surgimento constante de novas ferramentas tecnológicas de fácil acesso às massas levou a profundas mudanças na indústria musical. No presente post fornecemos as 5 tendências preponderantes da indústria musical para 2020.
1. A Inteligência Artificial transforma a indústria
Os avanços em matéria de IA levam à automatização de todos os processos para economizar tempo e custos, também sua aplicação contribuirá a agilizar as gestões vinculadas à criação, produção, composição e difusão da música em forma rápida e eficiente.
A tendência aponta para uma verdadeira democratização da indústria da criação musical, dando oportunidade a todos e sem necessidade de intermediários.
Por sua vez, as numerosas ferramentas de IA, como o software de síntese de voz e a composição artificial a baixo custo, servirão para criar em pouco tempo música profissional de qualidade, composições originais permitindo visibilizar a milhares de músicos para vê-los desdobrar todo seu talento e criatividade.
2. Variações no consumo de música
Os amantes da música ouvirão suas melodias favoritas por meio de comandos de voz e alto-falantes inteligentes. A tendência é mudar a forma como consumimos música.
Os usuários não precisam usar interfaces de texto para ouvir música, podem procurar por álbuns e listas de reprodução usando comandos de voz.
A interação por voz cresce entre os ouvintes, assistentes virtuais como Alexa vai servir para controlar dispositivos inteligentes e escolher o artista ou o nome da música apenas dando uma ordem.
3.Streaming Personalizado
A era do streaming continua a dominar o mercado musical, milhões de pessoas se subscrevem diariamente em plataformas de transmissão que oferecem este tipo de serviços. A tendência orienta-se para serviços de streaming mais personalizados e ajustados às necessidades dos ouvintes.
A cultura musical toma outro rumo, a música por streaming segue em aumento e graças a este tipo de inovações a indústria musical tem experimentado um notável crescimento deixando no passado os meios físicos e os formatos digitais.
Após este agitado "boom" do streaming, as discográficas e as plataformas de streaming devem pensar em reinventar-se e lançar novos modelos de negócio para obter novas receitas.
Os clientes habituais preferem um serviço de streaming mais personalizado. No futuro, plataformas especializadas como a Apple Music e a Spotify terão de implementar estratégias e desenvolver novos produtos, serviços e funções mais inteligentes e automatizadas para obter dividendos para o setor com streaming personalizado.
4. 5G para streaming
A tecnologia 5G se estenderá a diversos campos, e sem dúvida sua grande velocidade na transmissão de dados trará múltiplas vantagens à música por streaming. Será evidenciado um serviço de descarga mais rápido e transmissão de música de alta qualidade.
Com a quinta geração de tecnologia móvel a velocidade será avassalante permitindo aos consumidores descarregar ilimitada quantidade de concertos ao vivo, vídeo clips, e a indústria poderá ingressar conteúdo publicitário extra às diferentes transmissões.
5. Combinação de meios
As indústrias da moda, da música e da cinematografia se unem sem limitações para oferecer aos usuários produtos artísticos de interesse. As companhias investem dinheiro, tempo e esforços em longas-metragens documentais de lendas da música como Bohemiam Rhapsody, Michael Jackson e outros…
Nos jogos de vídeo aparecem fundos de temas musicais de artistas famosos, concertos e pode até mesmo desfrutar de alguns artistas durante curtos espaços de tempo. Por sua vez, alguns cantores de diferentes gêneros têm suas marcas de perfumes, roupas de moda, maquiagem e acessórios, outros criam seus próprios programas de TV.
-
quinta-feira, 21 maio 2020