The Cranberries no Festival Marés Vivas 2011
The Cranberries é a mais recente confirmação para o festival de Vila Nova de Gaia.
A presença da banda irlandesa no Festival Marés Vivas 2011 foi anunciada pela Rádio Comercial e actuará segundo a mesma fonte no dia 16 de Julho, partilhando o palco com Mika e Áurea.
Para além dos artistas referidos, estão também confirmados Manu Chao, Xutos & Pontapés, Moby, Skunk Anansie e Expensive Soul.
A história do Cranberries começou em 1990, na Irlanda, mas logo depois, o grupo Cranberries Saw Us, formado pelos amigos Noel Hogan (guitarra), Michael Hogan (baixo) e Fergal Patrick Lawler (bateria e percussão) ficou sem o vocalista Niall, que resolveu seguir outros rumos. Antes de sair da banda, porém, indicou uma amiga da namorada para ficar em seu lugar. Era Dolores O’Riordan, que cantava desde os três anos de idade e estava à procura de uma oportunidade.
A primeira música de sucesso da banda, “Linger”, composta por eles mesmos, que se tornou mais tarde o maior hit da carreira do grupo.
O quinto disco, “Wake Up and Smell the Coffee”, chegou em 2001 e no ano seguinte, foi lançado um "best-off" - “Stars - The Best of 1992 - 2002”, onde foram reunidas 17 canções que marcaram o sucesso do grupo, mais três bónus, entre elas, duas inéditas.
O Festival Marés Vivas realiza-se nos dias 14,15 e 16 de Julho de 2011 em Vila Nova de Gaia. O Bilhete diário tem o preço de 25 Euros e o passe para os 3 dias de 50 Euros (45 Euros se comprado até 14 de Junho)