Espaço ReciclArte @ Alive
Música e Arte no Oeiras Alive!07, como já viemos a apresentar as bandas que vão estar presentes neste festival chegou a altura de falarmos sobre a arte e o seu espaço.
É importante que os festivais incluam formas diferentes e de incentivo a este tipo de questões sensíveis.
O Optimus ReciclArte é um espaço onde a arte pertence ao meio e é conduzida em seu benefício. A criação de um ambiente com forte impacto sensorial, passa por um processo de consciencialização e chamada de atenção ao olhar, muitas vezes adormecido pelo excesso de informação e poluição visual existente nas grandes cidades.
O conceito Natureza Urbana:
É a raiz do projecto, que compõe todo um processo de desenvolvimento e desmultiplicação de referências culturais entre as grandes cidades. Desenvolvida por diferentes forças em sinergia, a arte apela aos sentidos e à presença humana sobre a terra. O espaço Optimus ReciclArte apresenta a visão de diferentes artistas e formas de aproveitamento e reutilização da matéria existente, com recurso à ciência, à tecnologia e à força da imaginação humana, em benefício da natureza. A arte urbana actualmente apresenta excelentes soluções para o espaço e a vida nas cidades. O Street Art desenvolveu-se e ganhou expressão quando soube acrescentar valor aos blocos de cimento e aos não lugares existentes e ignorados nas cidades. E para dar ainda mais vida a este espaço, a Optimus vai promover o concurso Melhor Graffiti Alive, no qual poderá participar qualquer pessoa, e que consistirá na elaboração de graffitis virtuais num estrutura de fibra de vidro criada especificamente para o efeito. Os três vencedores serão escolhidos por um júri composto por um dos artistas com obras patentes no Optimus ReciclArte, dois representantes da The Studio, um representante Optimus e um representante Everything is New.
Materiais utilizados pelos artistas:
A Montana Colors tem vindo a desenvolver o seu produto face à crescente consciencialização e respeito pelo meio ambiente. As tintas ecológicas utilizadas no evento são certificadas e cumprem as normas de segurança ambiental impostas pela Comunidade Europeia. A sua composição não contém ferro ou outros metais pesados tóxicos, mantendo a qualidade e performance do produto final.
Sinalética pela cidade fora Antes do evento:
Serão montadas pela cidade cerca de 130 a 150 sinaléticas intervencionadas por artistas portugueses.
Estrutura Central:
A estrutura desenvolvida para o espaço Optimus Reciclarte possui formas orgânicas e materiais recicláveis alternativos à construção. O desenvolvimento tecnológico e o crescente interesse pela preservação do meio ambiente permitiu criar soluções mais ecológicas para os artistas, designers e arquitectos envolvidos no projecto. O método utilizado para a inclusão dos materiais de revestimento da estrutura no meio ambiente permite criar sem danificar. A fibra de vidro e a resina biológica uma vez transformados, não interferem com a superfície devido às suas características neutras não poluentes. A fibra de vidro é altamente resistente, possui excelentes propriedades mecânicas de baixa densidade e permite a produção de peças com grande variedade de formatos e tamanhos por ser facilmente moldável e extremamente leve. A resina ecológica tem baixa emissão gasosa para a preservação do ar. Através da utilização de métodos técnicos diferentes e apropriados, a reciclagem da fibra de vidro é agora possível, como também a reciclagem de termoplásticos ou reforços de vidro de thermose. Assim prevê-se a reutilização da matéria na construção de pavimentos, caixas isotérmicas e, por não contaminar o solo, pode ser colocada em aterros.
Artistas: