Arquitecture in Helsinki / Sunshine Underground @ Paredes de Coura
Mais duas confirmações, Arquitecture in Helsinki (dia 14) e Sunshine Underground (dia 15).
Tudo começou numa pequena cidade australiana, quando três amigos - Cameron Bird, Jamie Mildren e Sam Perry - ainda adolescentes, se juntaram no final dos anos 90 para formar uma banda funk-grunge chamada The Pixel Mittens. Limitados pela ruralidade da sua terra natal, decidem mudar-se para Melbourne, para alargar horizontes.
Com o passar do tempo, a aura dos Led Zeppelin e dos Primus já não inspirava Cameron que procurando novos caminhos para se diversificar, aprendeu a tocar guitarra. Conheceu James Cecil (bateria) e Kellie Sutherland (clarinete), que se juntam ao trio e em 2000 formam os Arquitecture in Helsinki (AIH).
A banda começa a trabalhar no "Fingers Crossed", editado em 2003, seguindo-se numa extensa digressão pela Austália e América do Norte.
Em 2005 chega "In Case We Die", disco amplamente elogiado e galardoado, em que uma vez mais, a banda aposta numa atitude Lo-Fi onde a multiplicidade de instrumentos usados torna a música dos AIH cada vez mais eclética.
Banda originária de Shrewsbury e Telford, mas formada em Leeds. Sunshine Underground com o seu primeiro disco, "Raise The Alarm", onde se incluem temas como "Borders" e "Commercial Breakdown". O trabalho neste foi terminado em Maio de 2006 e lançado em Agosto de 2006.
Apareceram no ciruito de festivais de primavera e verão Europeus em 2006, compostos por Craig Wellington (voz/guitarra), Stuart Jones (guitarra), Daley Smith (baixo) e Matthew Gwilt (bateria).